Parcerias Público-Privadas são uma alternativa vantajosa para promover investimentos em economias emergentes

Partilhar

As Parcerias Público-Privadas (PPP) em Moçambique destacam-se como uma estratégia vital para impulsionar o desenvolvimento de infra-estruturas e serviços públicos. Com oportunidades promissoras nos sectores de transportes, energia, tecnologia e saúde, as PPP têm o potencial de transformar a economia moçambicana e elevar a qualidade de vida da população. Estas parcerias oferecem uma plataforma robusta para mobilizar recursos financeiros, tecnológicos e técnicos, fomentando um crescimento económico sustentável e inclusivo no País.

Com efeito, as Parcerias Público-Privadas (PPP) constituem, em qualquer parte do mundo, uma ferramenta vital para o desenvolvimento de infra-estruturas e provisão de serviços públicos, e Moçambique não foge à regra. Através da colaboração entre o Governo e o sector privado, as PPP ajudam na mobilização de recursos financeiros, tecnológicos e técnicos para financiar projectos de grande impacto económico e social.

Não obstante estas vantagens evidentes, o surgimento, implementação e crescimento das PPP em Moçambique não se fazem sem desafios, os quais incluem a complexidade do quadro legal, o acesso desigual à informação, a capacidade institucional limitada e as dificuldades na obtenção de financiamento devido à sua disponibilidade e custo, e o baixo poder de compra dos utentes, o que afecta, em alguns casos, a viabilidade financeira dos projectos. Obstáculos que dificultam o pleno aproveitamento das PPP como alternativa para o financiamento de projectos estruturantes susceptíveis de comportar grandes benefícios para os sectores público e privado e para a economia no geral.

 

Leia o artigo na íntegra, na página 55 da 5ª Edição da Revista Business&Legal, disponível aqui